Notícia aberta
UnDF forma novos gestores ambientais e gestores públicos
Cerimônia de colação de grau conjunta foi realizada no dia 11 de julho
“Estes egressos são, portanto, pioneiros e protagonistas dessa história. A existência desta universidade — pública, distrital, gratuita e inclusiva — é também um ato de resistência, de esperança, de resiliência, de transformação e de investimento de recursos públicos do GDF na formação dos jovens”, destacou a reitora pro tempore da UnDF, Simone Benck, em seu discurso ao final do evento.
‘Vida longa à UnDF’
A solenidade contou com a presença de familiares, docentes, servidores e representantes da comunidade acadêmica da universidade, que celebraram as conquistas dos formandos. O orador da turma de Gestão Pública, Victor Ramos, ressaltou o apoio emocional recebido de amigos e familiares ao longo da formação e reforçou a importância de acreditar nos próprios sonhos: “Sonhar é um ato de coragem, e o que nos move é a esperança. A vida é breve, e, dada sua brevidade, a única certeza é que não será em vão. Sejam felizes. Lutem e renunciem em prol de tudo aquilo que vocês consideram certo e verdadeiro”, ressaltou.
O processo de implantação da Universidade e a experiência acadêmica vivida pelos estudantes neste contexto, também foram apontadas por Victor Ramos em sua fala. “Vida longa à Universidade do Distrito Federal”, declarou ao final de sua fala, emocionando todos os presentes naquele auditório.
Turma Flor do Cerrado
Como paraninfa escolhida pela turma Flor do Cerrado, do curso de Gestão Ambiental, a professora Isadora Ribeiro compartilhou a trajetória de superação vivida pelos estudantes e destacou a relevância de valores como democracia, sustentabilidade e justiça social. “Para mim, foi uma honra ser paraninfa da turma e uma emoção fazer parte desse momento histórico da UnDF. Vivi um sonho que achava ser impossível. Ter meu trabalho reconhecido por estudantes que me ensinaram tanto renovou minhas forças para continuar exercendo minha profissão com dedicação e excelência”, relatou.
O tecnólogo em gestão ambiental e orador da turma, Daniel Marques, explicou como foi o processo de preparação para a cerimônia de outorga de grau. “Ao longo do semestre, organizamos reuniões para decidir coletivamente os detalhes da cerimônia, como o orador, o juramentista e as homenagens, sempre buscando representar a diversidade e a trajetória de todos os colegas”.
Daniel Marques lembrou, ainda, o simbolismo do momento. “A colação simboliza não só o encerramento de um ciclo, mas o início de uma nova etapa, em que esperamos colocar em prática tudo o que aprendemos, com ética, compromisso e respeito ao meio ambiente”, finalizou.
Sobre a UnDF
Desde sua inauguração em 26 de julho de 2021, a Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) vem se firmando como referência no ensino superior público da capital.
Atualmente, a instituição oferece 19 cursos de graduação, distribuídos entre bacharelados, licenciaturas e tecnológicos. São estas as formações ofertadas: Medicina, Enfermagem, Ciência da Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Matemática, Pedagogia, Letras-Português, Letras-Inglês, Serviço Social, Gestão Ambiental, Gestão Pública, Gestão da Tecnologia da Informação, Atuação Cênica, Produção Cultural, Dança e, com início das aulas em agosto, Ciências Econômicas, Psicologia e Nutrição.