11/11/2024 às 11h55 - Atualizado em 25/07/2025 às 19h58

UnDF dá os primeiros passos para se tornar uma instituição “Lixo Zero”

COMPARTILHAR

Projeto “Do Marco Zero ao Lixo Zero” será lançado no dia 14 de novembro no Campus Norte da universidade

 

Promover o máximo aproveitamento e o correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos gerados pela Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes – UnDF. Esses são os objetivos do projeto “Do Marco Zero ao Lixo Zero” que será lançado nesta quinta-feira (14/11) pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Regional e Sustentável da UnDF – PRDRS, com apoio do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal – SLU. O evento, destinado à comunidade acadêmica e ao público em geral, ocorrerá às 10h30 no auditório do Campus Norte da universidade.

 

A iniciativa faz parte das ações do Programa A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), ao qual a UnDF aderiu em agosto deste ano. O programa tem como objetivo incentivar a adoção de práticas sustentáveis em órgãos públicos, incluindo instituições de ensino superior. Entre essas práticas, destaca-se a abordagem Lixo Zero, que busca uma gestão eficiente de resíduos. O desafio global envolve a redução do consumo, a reutilização inteligente e criativa de produtos, prolongando sua vida útil e minimizando o desperdício, além da correta destinação dos resíduos e a reciclagem dos materiais que já não podem mais ser reaproveitados. 

 

Na UnDF, como  parte do rol de ações destinadas a desenvolver a cultura de sustentabilidade, além do lançamento do projeto “Do Marco Zero ao Lixo Zero”, foram instaladas lixeiras específicas para descarte de lixo eletrônico e de pilhas e baterias no Campus Norte da instituição. “Todos os materiais coletados serão destinados à Cooperativa de Reciclagem do Varjão – CRV, que providenciará a desmontagem, separação dos componentes e encaminhamento para as instituições que reaproveitam e/ou fazem a devida destinação final desses materiais”, explica Guilherme Baroni, Pró-Reitor de Desenvolvimento Regional e Sustentável da UnDF.

 

“Certos de que esse será apenas o início dessa transformação, nossa perspectiva é de alcançar todos os campi, sempre de forma propositiva, para informar, orientar, sensibilizar e engajar toda a comunidade”, ressalta Guilherme Baroni. 


Programação


Durante o lançamento do projeto “Do Marco Zero ao Lixo Zero”, serão realizadas atividades em parceria com o SLU. Os participantes conhecerão aspectos importantes da coleta seletiva, como é a lógica de tratamento dos resíduos sólidos no Distrito Federal, as instituições, cooperativas e atores que atuam no contexto local, bem como a correta destinação dos diferentes materiais. 

 

“Contudo, mais importante que toda essa programação é o compromisso que queremos firmar entre nós, comunidade acadêmica, para avançar em ações que contribuam para a sustentabilidade ambiental. Por isso, contamos com o engajamento de todos e todas para que conheçam as estratégias a serem implementadas e adotem atitudes diárias que promovam a cultura da sustentabilidade”, convoca Baroni.

 

Cidades Lixo Zero

No mês de junho, Brasília sediou a terceira edição do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero. O evento foi realizado no Museu Nacional da República e reuniu especialistas do Brasil e de outros países, organizações governamentais e não-governamentais para a troca de experiências bem-sucedidas em práticas de lixo zero. A UnDF também participou do encontro com as presenças de representantes do corpo técnico, de docentes e de estudantes.

 

Serviço

Lançamento do projeto “Do Marco Zero ao Lixo Zero”

Dia: 14/11/2024 (quinta-feira)

Horário: 10h30

Local: Auditório do Campus Norte da UnDF (CA 02 Lago Norte)

Realização: Pró-Reitoria de Desenvolvimento Regional e Sustentável da UnDF e SLU

Evento gratuito, destinado à comunidade acadêmica e ao público em geral