Notícia aberta
Autorizada área para campus da UnDF em Sobradinho II
Agecom UnDF
Termo de Cessão de uso de terreno de nove mil metros quadrados foi publicado no DODF. Medida ampliará atuação multiespacial da Universidade
A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) deu mais um passo no projeto de expansão da oferta de ensino superior para as regiões administrativas do DF e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE). No dia seis deste mês, a diretoria colegiada da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) publicou, no Diário Oficial do DF, a cessão de uso de terreno de nove mil metros quadrados para a instalação das atividades educacionais da Universidade em Sobradinho II.
As tratativas para a implantação da Universidade na região tiveram início em agosto de 2024, em reunião realizada entre a UnDF e a Administração Regional de Sobradinho II. Após consulta à Terracap, o processo avançou ao longo deste ano e, vencidas as etapas legais, a cessão do terreno foi autorizada.
A área indicada e aprovada pelo órgão possui localização estratégica, próximo à Administração Regional, ao Restaurante Comunitário, à Coordenação Regional de Ensino e à Biblioteca Pública de Sobradinho II. A implantação do novo campus atenderá às demandas educacionais das regiões de Sobradinho I e II, Fercal, Planaltina (DF e GO), Rajadinha e Vale do Amanhecer.
Suzana Rodrigues, secretária-executiva da UnDF, ressalta que a conquista do terreno reforça a proposta descentralizadora da instituição.
“Com a disponibilização do terreno, a UnDF amplia sua política multicampi e multiespacial, reafirmando o compromisso com uma educação superior pública, inclusiva e de excelência no DF e na RIDE. A Universidade, que já atua em cinco campi, celebra a possibilidade de expandir ainda mais suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.”
A cessão do terreno é fundamental para que a administração universitária possa iniciar os estudos para a implantação do novo campus em Sobradinho II, os quais envolvem o planejamento, elaboração de projetos físicos e estruturais, disponibilidade orçamentária, entre outras etapas prévias à efetiva edificação predial.
UnDF multicampi
Atualmente, a UnDF conta com cinco espaços:
Além da expansão para Sobradinho II, a UnDF estuda a viabilidade de instalação de novos campi em Ceilândia, Riacho Fundo, Brazlândia, Samambaia (nova unidade) e na Granja do Torto.