Pró-reitoria de Desenvolvimento Regional Sustentável
O que entendemos por Desenvolvimento Sustentável?
Na Universidade do Distrito Federal, entendemos o Desenvolvimento Sustentável como um processo contínuo de transformação social, econômica e ambiental orientado por princípios de justiça, equidade e solidariedade. Mais do que apenas garantir o atendimento das necessidades do presente sem comprometer o futuro, trata-se de construir uma sociedade mais justa, democrática, saudável e resiliente para todas as formas de
vida.
Inspirado na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o Desenvolvimento Sustentável envolve o equilíbrio entre o crescimento econômico, a inclusão social e a proteção do meio ambiente. Isso implica promover igualdade de gênero e racial, garantir o acesso universal à saúde, educação e moradia digna, proteger os ecossistemas terrestres e aquáticos, combater as mudanças climáticas, fortalecer a cultura de paz, e ampliar as oportunidades de participação cidadã em todas as suas dimensões.
Trata-se, portanto, de um compromisso coletivo com o presente e com o futuro, que exige a integração entre saberes, políticas públicas e práticas institucionais voltadas à superação das desigualdades e à preservação do planeta.
Objetivos
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Regional e Sustentável tem como objetivos:
⇒ Promover a integração entre universidade e território por meio de ações articuladas de ensino, pesquisa, extensão e gestão voltadas ao desenvolvimento regional sustentável.
⇒ Fortalecer a cultura da sustentabilidade institucional, por meio da implementação de políticas ambientais e da promoção da justiça socioambiental no âmbito da universidade.
⇒ Estimular e apoiar iniciativas acadêmicas e sociais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco em impactos concretos na realidade local.
⇒ Consolidar a articulação institucional para cooperação técnica, gestão de contratos e coordenação de eventos e parcerias estratégicas.
Missão
Promover a integração entre ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária com foco no desenvolvimento regional sustentável, na justiça socioambiental e na territorialização das políticas públicas, contribuindo para a formação cidadã e a transformação do Distrito Federal por meio de práticas inovadoras, éticas e ambientalmente responsáveis.
Visão
Ser reconhecida como referência em gestão universitária comprometida com a sustentabilidade, a inovação social e o desenvolvimento regional, articulando saberes e práticas para consolidar a Universidade do Distrito Federal como instituição protagonista na implementação da Agenda 2030 e na construção de um futuro ambientalmente justo e socialmente inclusivo.
Competências
Estatuto da UnDF
“Art. 3º O desempenho das atividades da UnDF, pautado na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visa à formação superior comprometida com o desenvolvimento sustentável, a redução das desigualdades e a busca de soluções democráticas aos problemas e às necessidades do Distrito Federal e Entorno.”
I – Promover a articulação de parcerias público e/ou público-privada, estimulando o desenvolvimento de políticas regionais e locais que corroborem para o desenvolvimento sustentável;
II – Estruturar espaços que dialoguem com o conceito de sustentabilidade e acessibilidade em consonância com os princípios da instituição;
III – Promover políticas integradas com a Ouvidoria para o Desenvolvimento Sustentável, participando de ações transversais do tema ambiental e parcerias com todos os setores da universidade;
IV – Desenvolver programas de conscientização da coleta seletiva, gestão de resíduos perigosos e cuidado ambiental fortalecendo o compromisso sustentável entre a universidade e a sociedade;
V – Autorizar, emitir e publicar atos pertinentes ao Desenvolvimento Regional e Sustentável, como editais, portarias, ordens de serviço, pareceres, entre outros;
VI – Promover ações da política de internacionalização que garantam a interculturalidade no âmbito local, regional e internacional;
VII – Fomentar e acompanhar as atividades e políticas de programa de jovens cientistas com discentes do ensino fundamental e médio em colaboração com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura e as demais Pró-reitorias;
VIII – Desenvolver ações sociais, culturais, artísticas, desportivas, de ciência, de tecnologia e de inovação, promovendo uma interação dialógica entre a universidade e a sociedade, que permitam a troca de saberes acadêmico e popular para o desenvolvimento regional sustentável, em conjunto com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura e a Pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário;
IX – Coordenar, em conjunto com a Agência de Comunicação da UnDF, a divulgação das ações da Pró-reitoria de Desenvolvimento Regional e Sustentável em diversas mídias, revistas científicas, congressos, eventos e demais campos de compartilhamento do saber acadêmico;
X- Prezar pela Sustentabilidade e Responsabilidade Social em busca de resultados institucionais voltados ao desenvolvimento humano, econômico, social e cultural, com perspectivas local e global para uma educação sustentável, mediante um padrão de equilíbrio na relação humana com a natureza.
Quem é quem
Cargo: Pró-Reitor
Nome: Guilherme Baroni Morales
E-mail: prodrs@undf.edu.br
Cargo: Chefe da Unidade de Inovação e Desenvolvimento
Nome: Elaine dos Santos Dias Jacob
E-mail: elaine.jacob@undf.edu.br
Cargo: Gerente de Dados e Evidências
Nome: Frank Nely Peres Alves
E-mail: frank.alves@undf.edu.br
Estrutura
Guilherme Baroni Morales
Formação acadêmica: Licenciado em Ciência Biológicas; Mestre em Ensino de Ciências
Cargo em Comissão: Pró-reitor de Desenvolvimento Regional e Sustentável
Breve currículo: Possui graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade de Brasília (2010) e mestrado em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC-UnB). Durante sua trajetória acadêmica e profissional, foi bolsista REUNI e monitorou estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília. Sua experiência abrange a área de Biologia Geral, com ênfase em Ensino de Biologia e Ciências, destacando-se na elaboração de propostas pedagógicas inovadoras com o uso de recursos como filmes, livros e jogos.
Além disso, coordenou atividades de educação e divulgação científica no Planetário de Brasília, onde gerenciou a captação de recursos pedagógicos e tecnológicos, bem como a execução de projetos em astronomia e ciências correlatas. Contribuiu significativamente para a consolidação da Rede Distrital de Educação e Divulgação Científica de Brasília (RedeCIÊNCIA), que reúne instituições públicas dedicadas à promoção da ciência.
Desde 2014, é professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, onde se envolveu em programas institucionais e projetos de iniciação científica. Coordenou diversas olimpíadas científicas, como a OBMEP, a OBR e a OBA, contribuindo para o estímulo da excelência acadêmica entre os estudantes.
Assumiu papéis de liderança na gestão de programas e projetos institucionais voltados para ciência, tecnologia e inovação, incluindo as posições de gerente de Fomento à Atividade Científica e Tecnológica Educacional e gerente de Desenho e Fomento a Projetos na Subsecretaria de Educação Básica da SEEDF. Tem experiência com planejamento estratégico e implementação de políticas públicas.
A partir de 2022, desempenhou a função de gerente de Inovação Didático-Pedagógica na Universidade do Distrito Federal – UnDF e, atualmente, ocupa o cargo de Pró-reitor de Desenvolvimento Regional e Sustentável na mesma instituição. Além disso, é consultor Ad hoc da FAPDF e membro do Conselho Editorial da revista científica Com Censo Jovem.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4889387817127050