Governo do Distrito Federal
23/10/23 às 16h57 - Atualizado em 23/10/23 às 17h28

UnDF e Fiocruz Brasília discutem acordo de cooperação técnica

Parceria iminente entre as instituições envolverá pesquisa, ensino e extensão

Representantes do corpo técnico da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes – UnDF e da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz Brasília, estiveram reunidos na última sexta-feira (20) no auditório do Campus Norte da Universidade. O encontro marcou o início das tratativas para a celebração de Acordo de Cooperação Mútua entre as instituições. Uma minuta do plano de trabalho do acordo está sendo construída em conjunto e a estimativa é de que a parceria seja formalizada ainda em dezembro deste ano.

Encontro entre representantes da Fiocruz Brasília e a UnDF

Para Simone Benck, reitora pro tempore da UnDF, a viabilização da parceria é mais um momento histórico para a instituição. “O que fizermos hoje é mais um trabalho que, certamente, dará frutos para o amanhã. Então, estarmos juntos à Fiocruz Brasília traz uma expertise muito importante para quem pretende, como é o caso da UnDF, abrir possibilidades na área de divulgação científica, uma vez que é uma instituição com décadas de experiência e consolidada nas questões próprias de pesquisa em saúde e de formação, bem como pelo seu reconhecimento internacional. Este acordo nascendo de maneira embrionária na universidade é muito importante para o futuro”, destacou.

Durante o encontro, Maria Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz Brasília e secretária executiva do Sistema Universidade Aberta do SUS – UNASUS apresentou, aos presentes, as linhas de atuação do órgão e os programas desenvolvidos nas áreas de ensino, pesquisa e suas aplicações no Distrito Federal. “Eu saio daqui com a esperança de que a parceria entre a Fiocruz e a UnDF seja bastante profícua. Que as ações e competências já desenvolvidas pelas duas instituições possam caminhar juntas e focadas naquilo que o Distrito Federal precisa, em especial, as necessidades da área da saúde nas regiões administrativas”, ressaltou.

Érika Camargo, professora da área de Nutrição Clínica e Ambulatorial da UnDF e docente da pós-graduação da Fiocruz Brasília, é uma das incentivadoras da parceria. “Como estamos em processo de construção, de pensar em uma instituição diferente, eu entendi que a Fiocruz – com a sua expertise e infraestrutura – poderá auxiliar no crescimento da universidade”, explicou.  A docente destacou ainda a abrangência da aproximação entre as instituições para além da área da saúde. “Existe, também, uma veia muito social na Fiocruz e penso que se encaixa perfeitamente com o que fazemos aqui na UnDF. Então, acho que será o casamento perfeito”, complementou.

Plano de trabalho

Maria Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz Brasília e Secretária Executiva do Sistema Universidade Aberta do SUS – UNASUS

A proposta que está sendo elaborada pelas duas instituições é voltada ao planejamento e à execução de atividades de ensino, pesquisa e extensão viabilizadas pela Fiocruz, a serem realizadas em conjunto com a comunidade acadêmica da UnDF e em prol do desenvolvimento social no Distrito Federal.

Algumas das ações previstas na minuta do acordo englobam a formação de docentes da UnDF e desenvolvimento curricular por meio de metodologias problematizadoras; a proposição de editais conjuntos para apoio à atividades correlatas à promoção de desenvolvimento educacional e acadêmico, provimento de bolsas de residência, extensão  e pesquisa; integração de redes e sistemas de dados para promoção de pesquisa e políticas baseadas em evidências.

Fiocruz Brasília

A Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz Brasília, foi criada em 1976, inicialmente como um escritório de representação para apoio das ações da Presidência na capital do País.  É uma unidade descentralizada da Presidência da Fiocruz Nacional, com sede no Rio de Janeiro. Suas atividades são norteadas por um conjunto de três eixos de atuação: Integração, Inteligência e Formação.

A formação é conduzida pela Escola de Governo Fiocruz Brasília (EGF), juntamente com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), e busca atender a demanda por capacitação e aperfeiçoamento dos trabalhadores ligados à saúde, majoritariamente no âmbito federal. Diversos cursos de pós-graduação, nas modalidades Atualização, Aperfeiçoamento, Especialização e Mestrado são promovidos em articulação com outras unidades da Fiocruz e parceiros externos.

Os três eixos de atuação orientam as atividades de todas as áreas da Fiocruz Brasília, tanto daquelas que integram a Coordenação de Programas e Projetos (CPP), quanto das suas Assessorias e Áreas Técnicas. Por meio da CPP, a instituição se dedica a trabalhos nos seguintes campos: Direito Sanitário; Alimentação, Nutrição e Cultura; Educação, Cultura e Saúde; Epidemiologia e Vigilância em Saúde; Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho;  Bioética e Diplomacia em Saúde; e Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas.

Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes - UnDF

Governo do Distrito Federal

Residência Oficial da Granja do Torto - Parque Tecnológico de Brasília - BIOTIC, Lote 4, DF / UnDF - 2° ANDAR CEP: 70635-815