Aquisição envolveu profissionais da UnDF, Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) e Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). Foram investidos R$ 1,5 milhão do Fundo da Universidade
Após um longo período de espera, a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), integrada à Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), terá um moderno Laboratório de Simulação Realística. O contrato, no valor de R$ 1,5 milhão, foi assinado no dia 29 de janeiro. Estão sendo adquiridos quatro modelos anatômicos de alta fidelidade de paciente adulto, gestante, criança e bebê. O investimento será pago com recursos do Fundo da UnDF. A reforma do espaço foi realizada pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). A entrega dos simuladores ocorrerá em 120 dias.
A aquisição dos simuladores é uma das ações da Comissão de Acompanhamento do Processo de Integração da Escs à UnDF, instituída pelo Decreto nº 43.321, de 16 de maio de 2022. O colegiado é composto por 3 representantes titulares e 3 suplentes da UnDF, da ESCS e da Fepecs. Segundo a presidente da Comissão, Fabiana França, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UnDF, os passos iniciais do trabalho de aquisição dos simuladores foram dados ainda em 2023, mas a partir de 2024 as etapas da licitação avançaram até a conclusão do processo em janeiro deste ano. “O engajamento das três instituições na concretização da compra dos simuladores trará importantes benefícios como a modernização tecnológica e maior segurança na formação profissional dos estudantes. Essa ação especial é de importância singular e ficará na história da ESCS e da UnDF”, celebrou.
Simone Benck, reitora da UnDF, lembrou que a ação conjunta representa um forte investimento e evolução para a formação dos estudantes dos cursos das áreas biológicas e da saúde, enquanto futuros profissionais, proporcionando à ESCS um ambiente de aprendizado avançado. “O novo laboratório de simulação qualificará ainda mais os profissionais egressos da UnDF que atuarão no DF e na Ride, beneficiando a nossa população, especialmente a mais vulnerável. Essa conquista é fruto do trabalho da Comissão de Integração da ESCS/UnDF, e reforça o nosso compromisso com a excelência no ensino público e na saúde”, ressaltou.
Simuladores de Alta Fidelidade
De acordo com o membro da Comissão, professor Thiago Blanco, os robôs são programados para simular uma ampla gama de situações clínicas e responder à intervenção adotada pela pessoa em treinamento. Os simuladores de alta fidelidade respiram, convulsionam, choram, emitem sons, entre outras funções. “O laboratório permite que a gente entregue para a sociedade um profissional que seja melhor qualificado e que garanta a segurança das pessoas que estarão diante dos estudantes, seja dos cursos de graduação em saúde, seja de outras formações médicas. Esse é o maior ganho. Que a gente possa preservar a segurança, a dignidade, a humanidade e, sobretudo, garantir que essa escola de saúde e as escolas parceiras estejam comprometidas com o bom treinamento de seus estudantes”, concluiu.
Sobre a implantação do Laboratório de Simulação Realística, a diretora da ESCS, Viviane Peterle, reforçou que, com o suporte de tecnologia avançada, os alunos vivenciam cenários clínicos complexos, desenvolvendo simultaneamente a competência técnica e o raciocínio crítico. “Para os docentes, o desafio está na elaboração de uma matriz curricular que incorpore essa metodologia de forma eficaz, garantindo sua aplicação progressiva e alinhada aos objetivos de aprendizagem”, observou.
Laboratório reformado
A instalação dos conjuntos de simuladores de alta fidelidade ocorrerá na unidade da ESCS, localizada no Edifício Sede da Fepecs, na Asa Norte. O espaço que abriga o laboratório foi todo reformado e dividido em cinco ambientes: duas salas de debriefing, uma sala de comando e duas salas de procedimentos. O local já possui equipamentos hospitalares, computadores e mobiliários. A diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha, explicou que a reforma foi realizada com recursos próprios da instituição e, também, com a contrapartida de bens e serviços pelo uso de cenários de ensino da Secretaria de Saúde por universidades privadas.
“Isso reflete o interesse e o empenho do governo em dar essa devolutiva para a sociedade. Este laboratório vem atender a uma necessidade antiga das escolas de Medicina, de Enfermagem, assim como dos cursos técnicos oferecidos na Fepecs. É um compromisso assumido e concretizado com muito esforço e com muita garra, somada a toda importância de criação da Universidade do Distrito Federal que vem para somar ao trabalho que a ESCS vinha fazendo há 23 anos”, afirmou Inocência Rocha.
Para Valéria Vieira, coordenadora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UnDF, a conquista representa um importante marco na transição da ESCS, uma escola superior de excelência, para a realidade de uma Universidade Distrital, a qual traz, em seu projeto de criação, o compromisso com a inovação e a interdisciplinaridade. “O cenário de simulação realística, integrado à matriz curricular dos cursos da saúde, vai possibilitar a interrelação entre os conhecimentos pedagógicos, científicos, humanísticos e tecnológicos e o diálogo com as diversas áreas para corroborar a formação de um profissional de saúde comprometido com a produção, disseminação e aplicação do conhecimento e o atendimento às necessidades da população”, ressaltou.
De acordo com o contrato, a empresa vencedora da licitação tem o prazo de 120 dias para entregar os equipamentos na sede da ESCS. A gestão do Laboratório de Simulação Realística será realizada por uma Comissão Estruturante constituída pela Fepecs. O colegiado será responsável pela elaboração de ações de planejamento para a estruturação administrativa e pedagógica do espaço.
Governo do Distrito Federal
Residência Oficial da Granja do Torto - Parque Tecnológico de Brasília - BIOTIC, Lote 4, DF / UnDF - 2° ANDAR CEP: 70635-815