Evento será realizado no Campus Norte da UnDF no dia 30 deste mês e é aberto à população
Com o objetivo de ampliar o debate sobre inclusão, a Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) promoverá, no dia 30 deste mês, a 1ª Roda de Conversa: Vozes e Vivências – Inclusão e Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro, de iniciativa da Gerência de Assistência e Humanização Estudantil (GAHE/DIAE) e como parte do Programa Inclusão em Cena, ocorrerá às 9h, na sala 109 do Campus Norte da UnDF, localizado no CA 2 do Lago Norte.
De acordo com os organizadores, discutir e compreender a inclusão na educação superior é essencial para desconstruir estigmas e combater os preconceitos ainda presentes em nossa sociedade. “Promover a inclusão na educação superior é um passo fundamental para que a universidade se torne, de fato, um espaço de pertencimento. A escuta das vozes e vivências é essencial para fortalecer políticas inclusivas e consolidar uma cultura acadêmica baseada no respeito, na diversidade e na humanização”, ressalta Raquel de Alcântara, gerente de Assistência e Humanização Estudantil da UnDF.
Para alcançar este objetivo, a programação da roda de conversa contará com as presenças de Erenice Carvalho, doutora em psicologia, integrante do Instituto de Ensino e Pesquisa e editora científica da Revista Apae Ciência, e Larissa Argenta, presidente da Comissão dos Direitos dos Autistas da OAB/Taguatinga-DF, com o objetivo de promover reflexões, compartilhar experiências de sucesso e fortalecer a luta por uma universidade mais acessível e acolhedora.
Serviço
1ª Roda de Conversa: Vozes e Vivências – Inclusão e Transtorno do Espectro Autista
Data: 30 de junho de 2025 – segunda-feira
Horário: 9h às 12h
Local: Sala 109 – Campus Norte da UnDF – CA 2 do Lago Norte
Evento gratuito, aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral
Sobre as convidadas
Erenice Carvalho, doutora em Psicologia, integrante do Instituto de Ensino e Pesquisa e editora científica da Revista Apae Ciência. A APAE atua em diversas frentes como educação, saúde e assistência social com foco na inclusão e na melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência e de suas famílias.
Larissa Argenta, presidente da Comissão dos Direitos dos Autistas da OAB/Taguatinga-DF e secretária-geral da Comissão da Pessoa com Deficiência e Neuroatípicos do IBDFAM/DF. Larissa traz ao debate, além de sua atuação jurídica, vivências pessoais enquanto autista.
Governo do Distrito Federal
Residência Oficial da Granja do Torto - Parque Tecnológico de Brasília - BIOTIC, Lote 4, DF / UnDF - 2° ANDAR CEP: 70635-815