Sistema também será utilizado pela UnDF para seleção dos estudantes que comporão o quadro discente da Universidade
Uma boa notícia para os estudantes que realizaram o Enem em 2022: as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada – SISU já estão abertas. Além destas, você também poderá conferir na matéria as datas de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e Fundo de Financiamento aos Estudantes do Ensino Superior – Fies. O prazo para inscrição em cada programa é diferente, por isso, fique ligado ao cronograma e veja a seguir como funciona o processo seletivo.
De acordo com o Ministério da Educação – MEC, as inscrições para o Sisu vão de 16 a 24 de fevereiro. Para o Prouni, as vagas estarão abertas para os interessados de 28 de fevereiro a 3 de março. Já para os interessados no Fies, as inscrições vão de 8 a 11 de março. Se você está procurando uma vaga em uma instituição de ensino federal ou distrital, como a UnDF, atente-se ao calendário abaixo.
O Sistema de Seleção Unificada terá os resultados divulgados no dia 28 de fevereiro, para a chamada regular. Já as matrículas devem ser feitas de 2 a 8 de março. O prazo para participar da lista de espera vai de 28 de fevereiro a 8 de março. A convocação dos candidatos em lista de espera será realizada a partir de 13 de março.
Segundo o Ministério da Educação, as vagas estão disponíveis em 128 instituições de ensino em todo o Brasil. No total, são 598 cursos disponíveis em diversas áreas do conhecimento. O número de vagas varia de acordo com o curso escolhido pelo candidato. A UnDF trabalha com a perspectiva de criação de novos cursos e processos seletivos a partir do segundo semestre de 2023 mas, a Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS, integrada à UnDF, já realiza a oferta, via Sisu, de 80 vagas anuais de graduação em medicina e outras 80 vagas de graduação em enfermagem.
Como se inscrever no Sisu 2023?
Basta acessar a página oficial do Sisu, no site do MEC. O candidato deve fazer o login no portal, confirmar os dados e a inscrição poderá ser feita. O estudante pode escolher até duas opções de curso. Depois, é possível acompanhar a inscrição durante todo o processo pelo site.
Mais sobre o ingresso à ESCS
O ingresso nos Cursos de Graduação de Medicina e Enfermagem da ESCS, a partir de 2016, dar-se-á, exclusivamente, por meio do Sistema de Seleção Unificada-SISU, do Ministério da Educação/MEC.
A seleção de novos alunos pelo Sistema de Seleção Unificada ocorrerá somente no início do ano, haja vista a Matriz Curricular ser seriada e anual. Para concorrer às vagas oferecidas nos cursos de graduação da ESCS, o candidato deverá, obrigatoriamente, inscrever-se no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, para, posteriormente, efetuar sua inscrição no Processo Seletivo SISU.
Serão ofertadas 80 vagas em cada curso. O candidato poderá optar por concorrer pelo Sistema Universal (48 vagas/curso) ou pelo Sistema de Cotas (32 vagas/curso), que reserva 40% das vagas para quem cursou todas as séries do Ensino Fundamental e Médio em escolas vinculadas à Secretaria de Educação do DF, conforme Lei Distrital nº 3.361/2004 e Decreto 25394/11.
O candidato deverá manter-se atento às publicações e atualizações divulgadas nas páginas do Enem, do Sisu e da ESCS , bem como a quaisquer outros editais que venham a ser publicados pela ESCS, para a realização do Processo Seletivo.
Governo do Distrito Federal
Residência Oficial da Granja do Torto - Parque Tecnológico de Brasília - BIOTIC, Lote 4, DF / UnDF - 2° ANDAR CEP: 70635-815