Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/05/23 às 12h50 - Atualizado em 25/03/25 às 16h23

Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário

 

Apresentação

 

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário é responsável pelo desenvolvimento institucional, contribuindo para a formação inovadora, cidadã e plural, fortalecendo a qualidade da gestão universitária, promovendo a formação de recursos humanos de alto nível e o desenvolvimento tecnológico necessário.

 

A Coordenação de Tecnologia e Informação é responsável por coordenar as atividades das equipes de infraestrutura, desenvolvimento de sistemas e políticas de segurança da informação, além de gerenciar as políticas afirmativas e de assistência estudantil e a formação docente.

 

 

Valores

 

A transparência, a inovação, a confiança, a credibilidade, a cooperação, a ética, a diversidade, a inclusão, a humanização, a eficiência e a qualidade, o compromisso, a contribuição e o desenvolvimento para o ambiente universitário e para a sociedade, a sustentabilidade promovendo o uso eficiente dos recursos.

Visão

 

Tornar-se referência em qualidade, profissionalismo e transparência, por meio da implantação de boas práticas que transformem e impactem positivamente toda universidade.

Missão

 

Contribuir para o desenvolvimento institucional visando ao aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa, extensão, das relações com a sociedade e da gestão universitária.

Competências

 

I – Viabilizar a infraestrutura tecnológica e inovadora que sustente as atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como as de gestão, assegurando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e os valores éticos em relação à sociedade, em articulação com as Pró-Reitorias da UnDF;

 

II – Fomentar a política de assistência estudantil e humanização, aprimorando continuamente o atendimento das demandas da comunidade, em diálogo com a Ouvidoria;

 

III – Promover o respeito à diversidade, à cultura da paz e aos Direitos Humanos, corroborando com a superação da violência, do preconceito e da discriminação;

 

IV – Implementar políticas de avaliação institucional docente e discente que permitam subsidiar o conhecimento e o desenvolvimento universitário, impulsionando as transformações necessárias para a educação superior distrital;

 

V – Estabelecer políticas e diretrizes específicas para a formação docente continuada e profissional, aprimorando as ações pedagógicas.

Quem é quem

 

Cargo: Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário
Nome: Alan Silva Macedo
E-mail: produni@undf.edu.br

 

Cargo: Coordenador de Tecnologia e Informação
Nome: Thiago Oliveira Teixeira
E-mail: produni.coti@undf.edu.br

 

Cargo: Diretor de Desenvolvimento de Sistemas
Nome: Francisco Carlos Sales Junior
E-mail: produni.dides@undf.edu.br

 

Cargo: Diretor de Administração de Redes
Nome: Gustavo César de Almeida
E-mail: produni.diar@undf.edu.br

 

Cargo: Gerente de Suporte
Nome: Amoz Alves Cordeiro Júnior
E-mail: produni.gesup@undf.edu.br

 

Cargo: Diretor de Assistência Estudantil e Humanização
Nome: Pedro Rodrigues de Alencar
E-mail: produni.diae@undf.edu.br

 

Cargo: Assessora Especial da Diretoria de Assistência Estudantil e Humanização
Nome: Viviane Maria Xavier de Sena
E-mail: produni.diae@undf.edu.br

 

Cargo: Gerente de Políticas Afirmativas, Inclusão e Diversidade
Nome: Genilene Raquel de Alcantara Maragno Molina
E-mail: produni.gpaid@undf.edu.br

 

Cargo: Gerente de Assuntos Estudantis
Nome: Catarina Saman Diógenes Cesarino
E-mail: produni.geae@undf.edu.br

 

Cargo: Diretor de Formação Docente
Nome: Giovanni Grassi
E-mail: produni.difdoc@undf.edu.br

 

Estrutura

Perfil do Pró-Reitor

 

Nome: Alan Silva Macêdo

 

Formação acadêmica: Graduação em Ciências Contábeis e especialização em Desenvolvimento de Sistemas.

 

Cargo em Comissão: Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário

 

Breve currículo: Responsável pela coordenação e supervisão das áreas tecnológica e de gestão com pessoas, estou envolvido em uma variedade de atividades essenciais para o funcionamento eficaz da universidade. Isso inclui liderar o desenvolvimento de sistemas internos para otimizar processos acadêmicos e administrativos, além de realizar análises detalhadas dos dados gerados para embasar tomadas de decisão estratégicas.

 

Além disso, uma parte significativa das minhas atribuições envolve a organização e implementação de cursos e programas de formação para as equipes, visando aprimorar suas habilidades e conhecimentos técnicos. Estou constantemente engajado em promover um ambiente de aprendizado contínuo e crescimento profissional.

 

Além do aspecto técnico, também desempenho um papel importante no apoio aos estudantes, oferecendo assistência e orientação quando necessário. Comprometido em garantir que todos os alunos tenham acesso às informações e recursos necessários para alcançar o sucesso acadêmico.

 

Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de maio de 2021 a junho de 2022, na Diretoria de Tecnologia e Informação (DITEC), localizada no Parque Tecnológico do DF em Brasília, Distrito Federal, assumi uma série de responsabilidades cruciais para garantir o sucesso das operações tecnológicas da universidade.

 

Minha principal função foi liderar a prospecção de novas tecnologias da informação e comunicação, com o objetivo de manter a universidade na vanguarda tecnológica. Isso envolveu não apenas identificar novas soluções, mas também garantir sua implementação eficiente para garantir a disponibilidade, qualidade e confiabilidade dos serviços de TI.

 

Além disso, fui encarregado de planejar e coordenar todas as atividades relacionadas à gestão dos recursos tecnológicos da instituição. Isso incluiu o desenvolvimento de estratégias para a sistematização, avaliação, planejamento e controle de diversos aspectos, como hardware, software, segurança da informação, conectividade (internet), ferramentas, aplicativos e outras soluções. Colaborei estreitamente com o Núcleo de Administração de Rede para garantir uma abordagem integrada e coesa em todas essas áreas.

 

Além das responsabilidades mencionadas, também desempenhei um papel essencial na produção de materiais informativos, como certificados, materiais audiovisuais e multimídia. A edição de vídeos e a administração dos e-mails institucionais e da intranet da fundação estavam sob minha supervisão direta.

 

Outra área em que estive profundamente envolvido foi a gestão da plataforma G SUITE. Planejei, coordenei, controlei e executei todas as atividades relacionadas a essa plataforma, garantindo sua eficácia e adequação às necessidades da universidade.

 

Durante meu período como Gerente de Informática na Gerência de Informática (GEINFO) de junho de 2019 a maio de 2021, em Brasília, Distrito Federal, fui encarregado de uma ampla gama de responsabilidades essenciais para garantir a eficiência e eficácia das operações tecnológicas na Fundação Universidade Aberta do DF.

 

A GEINFO estava diretamente subordinada à Unidade de Administração Geral da instituição. Neste contexto, desempenhei um papel fundamental no apoio ao comitê de TI da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Isso incluiu atividades como elaboração, aprovação, acompanhamento, revisão e atualização do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC).

 

Responsável por planejar e coordenar todas as atividades relacionadas à gestão dos recursos tecnológicos, incluindo hardware, software, segurança da informação, conectividade, ferramentas, aplicativos e outras soluções. Colaboração com o Núcleo de Administração de Rede para garantir uma abordagem integrada e alinhada com os objetivos organizacionais.

 

Nesta posição, fui capaz de contribuir significativamente para o avanço da infraestrutura tecnológica da Fundação Universidade Aberta do DF, garantindo que estivesse sempre alinhada com as melhores práticas e tecnologias disponíveis.

 

Na Secretaria de Estado da Educação (SEE), minha trajetória foi marcada por diversos cargos que me permitiram desempenhar um papel crucial na gestão e análise de informações relacionadas aos recursos humanos e à otimização dos serviços prestados.

 

Como Chefe de Núcleo na sede II, durante três meses, de abril de 2019 a junho de 2019, liderei o Núcleo de Gestão da Informação da Subsecretaria de Gestão de Pessoas. Nessa posição, fui encarregado de supervisionar a sistematização e análise das informações relativas à gestão de pessoas, visando melhorar a qualidade dos serviços prestados.

 

Antes disso, atuei como Gerente na Gerência de Sistematização e Análise das Informações (GSAIG) de março de 2016 a abril de 2019, por três anos e dois meses. Nesta função, minha responsabilidade era promover a sistematização e análise das informações relacionadas à gestão de pessoas dentro da Secretaria. Isso incluiu a produção de relatórios detalhados sobre diversos aspectos, como movimentação de servidores, nomeações, habilitações e atividades dos servidores efetivos. Além disso, desenvolvi ferramentas utilitárias para auxiliar no cadastro de informações quando necessário, utilizando tecnologias como Microsoft PowerBi, Pentaho, Tableau, MySQL, SQL Server, PHP com framework Joomla e Excel.

 

Anteriormente, assumi o cargo de Assessor na coordenação de provimento, movimentação e modulação por um ano e três meses, de janeiro de 2015 a março de 2016. Nessa função, forneci suporte às gerências na gestão e elaboração de relatórios e análises de dados, atendendo às demandas do poder judiciário e órgãos de controle do Distrito Federal.

 

 

Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes - UnDF

Governo do Distrito Federal

Residência Oficial da Granja do Torto - Parque Tecnológico de Brasília - BIOTIC, Lote 4, DF / UnDF - 2° ANDAR CEP: 70635-815