Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/09/23 às 16h09 - Atualizado em 22/09/23 às 16h38

Professor fala sobre democracia e formação para a cidadania na universidade

 

 

A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes – UnDF recebeu na segunda-feira (18), no auditório do Campus Norte, o ex-reitor e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB) José Geraldo Sousa Júnior. O jurista ministrou a palestra “A formação para cidadania no ensino superior e a construção de uma cultura democrática no Distrito Federal”.

 

 

Na abertura do encontro, a reitora pro tempore da UnDF, Simone Benck, descreveu a trajetória acadêmica do palestrante e a sua experiência administrativa como reitor da UnB entre 2008 e 2012 e fez uma breve contextualização sobre os desafios e conquistas do processo de criação e implantação da instituição.

 

Ao iniciar a sua exposição, o professor José Geraldo fez um resgate histórico sobre o nascimento da participação social no período da construção de Brasília e as lutas que contribuíram na formação e afirmação da identidade do espaço social e político no Distrito Federal. Ele descreveu a luta dos moradores da Vila Telebrasília pelo direito à permanência na terra na década de 1970 e o envolvimento da UnB em defesa da comunidade. “Só a luta garante o direito do povo”, destacou.

 

Na sequência, o palestrante abordou questões como o papel da universidade pública, a autonomia universitária, a liberdade de cátedra, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a tensão política existente entre os corpos dirigentes e a importância da conexão da universidade com a realidade social. “O Darcy (Ribeiro) dizia que a universidade necessária é aquela que se dá conta de que ela não é isolada do social; tem um compromisso com a sociedade e é o que ele definiu para o projeto das universidades que ele ajudou a criar, sobretudo, na América Latina. E a ideia dele de universidade necessária era aquela de que é leal ao conhecimento civilizatoriamente constituído e elaborado, mas é fundamentalmente leal ao povo. E que produz e elabora conhecimento não para o usufruto elegante do pesquisador, mas para responder às necessidades da sociedade. Eu acho que vocês têm que ter esse fundamento: ser leal ao conhecimento, mas, também, saber qual o seu papel”, apontou o ex-reitor da UnB, professor José Geraldo, sobre a UnDF.

 

José Geraldo discorreu, ainda, acerca da representatividade social no meio acadêmico, da estratégia de “descolonizar os currículos” e de pensar o espaço pedagógico como cada canto da universidade e não só a sala de aula. O professor chamou a atenção para a importância das atividades complementares de extensão como ferramenta que promove a motivação, a mobilização e o engajamento do estudante. “Não haverá uma verdadeira instituição universitária se ela não corresponder ao processo de construção da cidadania e ao diálogo comunitário”, acrescentou.

 

Após a exposição, o professor José Geraldo respondeu às perguntas de professores, de estudantes e de servidores da UnDF sobre os desafios administrativos que enfrentou durante o seu reitorado, o papel do professor no contexto da prática profissional, aspectos legais da carreira docente e os novos caminhos para o ensino superior mais democrático e inclusivo no DF.

 

O ex-reitor da UnB fez ainda a doação das obras “Da Universidade Necessária à Universidade Emancipatória” e “O Direito Achado na Rua – Introdução Crítica ao Direito como Liberdade (Vol. 10)” para a Biblioteca Central da UnDF.

 

 

Ciclo de Formação

 

A palestra do ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB) e professor da Faculdade de Direito José Geraldo Sousa Júnior inaugurou a série de debates que a reitoria da UnDF pretende instituir com o objetivo de discutir os novos paradigmas da educação superior brasileira.

 

Para Simone Benck, reitora pro tempore da UnDF, ter o professor José Geraldo inaugurando o Ciclo de Formação na instituição é motivo de júbilo e honra, ao tempo em que a universidade completa os primeiros 40 dias letivos e de convívio efetivo com servidores, docentes e discentes da graduação. “A voz do José Geraldo é a experiência sorrindo para a surpresa, que é o futuro. E digo isto pela certeza de que o ex-reitor e pesquisador da UnB é um grande protagonista na discussão sobre construção de cultura democrática à luz de temas relacionados aos direitos humanos e à cidadania. Esta contribuição será fundamental para orientar as reflexões acadêmicas neste tempo da implantação da UnDF, à medida que nos desperta a consciência de que devemos nos pensar na UnDF, como ele mesmo indica, enquanto “sujeitos coletivos constituídos de direito” em defesa da educação pública. É significativo sentir que a UnDF já é um “canto” precioso e de esperança para mestres da academia e comunidade científica”, concluiu.

Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes - UnDF

Governo do Distrito Federal

Residência Oficial da Granja do Torto - Parque Tecnológico de Brasília - BIOTIC, Lote 4, DF / UnDF - 2° ANDAR CEP: 70635-815