Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/04/24 às 16h17 - Atualizado em 12/04/24 às 16h17

Inscrições Abertas: Projeto Despertar

A Extensão Acadêmica abordará a meditação como veículo para o autoconhecimento, a inteligência, a amorosidade e o poder interior. Inscrições vão até o dia 20 de abril 


Estão abertas as inscrições para a Extensão Acadêmica Projeto Despertar: Iluminando Vidas e Saberes. Coordenado pela docente Emanuelle Santos, a atividade oferta 200 vagas e acontecerá uma vez por semana, com duas horas de duração –  de maneira presencial – no Campus Norte da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes – UnDF. Os interessados devem ter idade igual ou maior que 18 anos e inscrever-se até o dia 20 de abril pelo link:
Whatsapp

 

A carga horária total do programa será de 80h para o primeiro semestre de 2024. O requisito para certificação será 75% de presença. Os públicos-alvo são discentes, docentes e servidores da UnDF e de suas escolas vinculadas, bem como toda a comunidade externa. “Essa é uma caminhada rumo a um universo de descobertas, autoconhecimento, reflexões, onde cultivaremos a meditação, as rodas de conversas e um conjunto de práticas integrativas como veículos para a saúde integral, a transformação e o crescimento pessoal”, explica Emanuelle Santos.

 

As atividades são gratuitas e serão realizadas a partir do dia 16 de abril. A meditação é uma das abordagens terapêuticas denominadas Práticas Integrativas em Saúde (PICS) ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como forma de prevenção, promoção, recuperação e “conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade”, segundo informações do Ministério da Saúde. Por intermédio dela o participante poderá desenvolver:

 

– Autoconhecimento: Explore as profundezas do seu ser e descubra caminhos para uma compreensão mais profunda de si mesmo.

– Inteligência: Desenvolva clareza mental, foco e discernimento.

– Amorosidade: Cultive o amor-próprio, a compaixão e a conexão com os outros e com o mundo ao seu redor.

– Poder Interior: Reconheça e fortaleça sua capacidade de enfrentar desafios, superar obstáculos e manifestar seu potencial.

– Saúde: redução gradativa das tendências negativas, pensamentos e emoções, como forma de prevenção, promoção e recuperação da saúde;

– Melhora da capacidade de concentração e percepção, repouso profundo do corpo, com diminuição da frequência cardíaca, do ritmo do coração, otimização do sistema imunológico, diminuição dos efeitos da depressão e da ansiedade.

– Bem-estar: Encontre equilíbrio, paz interior e harmonia em todas as áreas da sua vida. 

 

“Não importa onde você esteja em sua jornada pessoal, há sempre algo novo para descobrir e aprender”, observa Emanuelle Santos. “A luz está sempre lá. Quanto da luz vai chegar até cada pessoa, depende apenas dela mesma”, destaca a docente citando Mestre Choa Kok Sui.

Sobre a docente responsável pela atividade na UnDF

Profa. Ma. Emanuelle Santos Camelo

Docente da UnDF. Graduada em Educação Física (2010); Licenciada em Educação Física (2011); Mestra em Educação Física, sob a linha de pesquisa “Aspectos Socioculturais e Pedagógicos Relacionados à Atividade Física e Saúde” (2014). Atuou como professora na UNIDESC e na Secretaria de Educação do DF (dos anos iniciais até o ensino médio).  Professora de natação, dança, pilates, funcional e Técnica de lazer e esporte. Sua linha de estudo abrange as áreas de métodos e técnicas de ensino, a sociologia do corpo, a antropologia da Dor, a sociologia do esporte, a espiritualidade. É Personal Trainer, Consultora em exercícios físicos e Terapeuta Prânica (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS), pelo Institute for Inner Studies, Inc., Pranic Healing, fundado pelo Mestre Choa Kok Sui, Filipinas, Manila (2022).

 

Serviço:
Projeto Despertar – Iluminando Vidas e Saberes

Objetivo: Integrar estudantes, professores, demais servidores da UnDF, Escolas (ESG, ESCS, ESTI, ESPC, EMA, ESC, ESCH) e comunidade aos diversos espaços da Universidade, despertando o autoconhecimento por meio da meditação e demais práticas integrativas, potencializando o processo de formação acadêmica, profissional, relacional e pessoal.

Vagas: 200

Data prevista para o início: 16/04/2024

Carga horária por encontro: 2 horas

Total da carga horário do semestre para Certificação: 80 horas

Local: Campus Norte da UnDF – CA 2 – Lago Norte/DF

Horário: A ser definido no link de inscrição

Link de inscrição do grupo no WhatsApp para Discentes UnDF, Docentes, demais Escolas (ESG, ESCS, ESTI, ESPC, EMA, ESC, ESCH) e comunidade:

https://chat.whatsapp.com/IKdQXxuNZPlBGDy1djW9jw

Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes - UnDF

Governo do Distrito Federal

Residência Oficial da Granja do Torto - Parque Tecnológico de Brasília - BIOTIC, Lote 4, DF / UnDF - 2° ANDAR CEP: 70635-815