O trabalho desenvolvido pelos estudantes do curso de produção cultural estará aberto para visitação até o dia 18 de dezembro
Mais uma vez a criatividade e o olhar sensível dos estudantes do curso de Produção Cultural poderá ser conferido na área central do Campus Norte da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes – UnDF. A exposição “Narrativas e Olhares Periféricos” é uma realização dos estudantes Eliabe Selva, Isadora Lima Rodrigues, Stephanie Ferreira e Ana Luíza Machado, no âmbito da unidade curricular “Habilidades Profissionais em Produção Cultural”, ministrada pelo professor Jorge Marinho, e segue em cartaz até o dia 18 de dezembro, sempre das 8h às 22h.
“Um dos trabalhos propostos na Unidade era a realização de um produto cultural na Universidade do Distrito Federal. Reunimos em grupo a partir da afinidade em comum pela linguagem visual, em especial da fotografia. Conversamos para conhecermos melhor uns aos outros, da onde vínhamos, perspectivas e vivências em comum. Percebemos que todos levantaram a temática da periferia (já que todos os integrantes são advindos de periferias do DF e entorno – Valparaíso, Ceilândia, Taguatinga e Santa Maria)”, explica a estudante Isadora Lima Rodrigues.
A exposição é um convite à reflexão a partir de olhares e percepções de subjetividades periféricas. Por meio da fotografia e da arte visual, a mostra celebra as vozes muitas vezes silenciadas e os olhares frequentemente ignorados das pessoas que residem nesses espaços. Imagens e obras de arte que não são meramente representações visuais, são crônicas vivas das experiências, culturas e identidades que moldam a periferia de nossa sociedade, um lembrete poderoso de que a arte e a fotografia têm o poder de unir, inspirar e transformar.
“Os discentes foram orientados a trabalhar em grupos na concepção, produção e divulgação de seus produtos, com temáticas e formatos de livre escolha, experienciando e desenvolvendo na prática algumas das habilidades profissionais necessárias à produção cultural. Consequentemente, puderam começar desde já a gerar materiais para seus portfólios, bem como discutir e apontar reflexões artísticas, culturais e sociais relevantes por meio de suas produções autorais” contextualiza o professor Jorge Marinho.
Ficha Técnica:
Realização: A exposição teve sua abertura dia 30 de outubro de 2023 no horário do intervalo com a presença de estudantes e funcionários do campus.
Participantes (estudantes de Produção Cultural):
Ana Luíza Machado
Eliabe Selva
Isadora Lima Rodrigues
Stephanie Ferreira
Serviço completo:
Abertura: 30/10
Encerramento: 18/12
Horário: das 8h às 22h
Local: UnDF – Campus Norte
Governo do Distrito Federal
Residência Oficial da Granja do Torto - Parque Tecnológico de Brasília - BIOTIC, Lote 4, DF / UnDF - 2° ANDAR CEP: 70635-815