Este foi o tema da palestra do Professor-doutor da Universidade de Sevilha, na Espanha, José González-Monteagudo. O especialista esteve no Campus Norte compartilhando experiências com a comunidade acadêmica da UnDF
Os estudantes do curso de Pedagogia da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes – UnDF, bem como os membros do corpo administrativo e docente da instituição, tiveram a oportunidade de participar de palestra ministrada hoje (30), pelo professor-doutor José González-Monteagudo, da Universidade de Sevilha, na Espanha. O docente realiza visita ao Brasil por meio do programa Capes PrInt (Programa Institucional de Internacionalização da Capes) como professor visitante da Universidade de Brasília – UnB.
O programa visa a estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas à pós-graduação. Além disso, busca ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação das instituições contempladas e promover a mobilidade de docentes e discentes – com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos – para o exterior e do exterior para o Brasil.
“Desde a criação da universidade esse é o primeiro momento em que a gente ‘aperta o botão’ da internacionalização. Antes da criação, nós tivemos momentos de contribuições de professores e pesquisadores de outros países quando ainda estávamos pensando no desenho da Universidade e suas políticas. Agora, com a universidade criada, com os professores empossados, os estudantes se desenvolvendo nos seus cursos, este é o primeiro momento que a gente recebe um palestrante do exterior e, portanto, é o primeiro passo rumo à internacionalização nos níveis de pesquisa, ensino e extensão”, disse Giovanni Grassi, diretor de Formação Docente da Pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário da UnDF.
Intitulada “Abordagens Biografias e Narrativas – Perspectivas em pesquisa, formação, extensão e internacionalização”, a palestra de Monteagudo apresentou os fundamentos, as metodologias e as formas de trabalho das abordagens biográficas e narrativas, dentro da estrutura mais ampla do paradigma qualitativo. Ele considerou as implicações dessa abordagem em quatro campos universitários (pesquisa, formação, extensão e internacionalização), oferecendo um exemplo concreto em cada campo.
“Tive esta grande oportunidade hoje de partilhar algumas perspectivas sobre pesquisa, formação, internacionalização e os desafios de uma universidade que acaba de começar o seu caminho, que está no final do seu primeiro semestre. Tem desafios e tem oportunidades. Foi muito interessante conhecer as perspectivas das gestoras e gestores da Universidade e também de partilhar um evento com estudantes, professoras, professores, com nível de gestão. Desejo que esta instituição encontre uma consolidação importante. Tem um capital e recursos humanos formidáveis para construir pesquisas, formação e novos processos. Agradeço a oportunidade”, explicitou o Professor-doutor José González-Monteagudo, da Universidade de Sevilha, Espanha.
Mais sobre Monteagudo
O professor Pepe, como é conhecido, concluiu seu doutorado em 1996 e é professor da Universidade de Sevilha desde 1990. Foi professor e pesquisador em várias universidades da Europa, América e Ásia, tendo trabalhado em espanhol, inglês, francês, italiano e português. Foi responsável por 8 projetos europeus de pesquisa e intervenção nas áreas de: inovação educacional, educação intercultural, inclusão educacional, educação corporativa e Educação social. Possui aproximadamente 350 publicações e da ordem de 3.500 citações. Suas publicações compreendem temas de: teorias, educacionais contemporâneas, educação de adultos, diversidade cultural, migrações, formação online, mediação social e intercultural, pesquisa qualitativa, etnografia, metodologias biográficas, estudantes internacionais e estudantes não tradicionais.
Mais sobre o Capes PrInt
Tem como objetivo fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições contempladas nas áreas do conhecimento por elas priorizadas; estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas à pós-graduação; ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação das instituições contempladas; promover a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional; fomentar a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional; e integrar outras ações de fomento da CAPES ao esforço de internacionalização.
Governo do Distrito Federal
Residência Oficial da Granja do Torto - Parque Tecnológico de Brasília - BIOTIC, Lote 4, DF / UnDF - 2° ANDAR CEP: 70635-815